Welcome to EverybodyWiki 😃 ! Nuvola apps kgpg.png Log in or ➕👤 create an account to improve, watchlist or create an article like a 🏭 company page or a 👨👩 bio (yours ?)...

TV Caxias

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki
TV Caxias
Radiodifusão e TV Caxias Limitada
Caxias, Maranhão
Brasil
Tipo Comercial
Canais 📺
13 VHF analógico
Outros canais 10 VHF (1992)
Sede Bandeira do Municipio de Caxias Maranhao.svg Caxias, MA
Rede Rede Bandeirantes
Fundador 👨‍💼️ Paulo Marinho
Pertence a Sistema Veneza de Comunicação
Proprietário Paulo Marinho
Presidente Paulo Marinho
Fundação 1992 (28 anos)
Nome(s) anteriore(s) TV Veneza
TV Bandeirantes Caxias
(2000-2016)
Emissoras irmãs Veneza FM
Cobertura Caxias e áreas próximas
Coord. do transmissor 4° 52' 3.6" S 43° 21' 0.7" O
Potência 0,15 kW

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

TV BAND Caxias é uma emissora de televisão brasileira instalada em Caxias, cidade do estado do Maranhão. Opera no canal 13 VHF, e é afiliada à Rede Bandeirantes. A emissora faz parte do Sistema Veneza de Comunicação, formado pela Veneza FM, Portal do Maranhão (site), Starnet (provedor de internet), Jornal da Cidade, Produtora Central de Idéias e gráficas locais.[1] Fundada em 1992, é a mais antiga emissora de tv em atividade em Caxias.

História[editar]

A emissora foi fundada em 1992 pelo político e empresário Paulo Marinho, como TV Caxias, e tendo desde o início como afiliação a Rede Bandeirantes. Inicialmente era sintonizada pelo canal 10 VHF, mas para evitar interferências com a TV Antena 10 de Teresina, Piauí (distante 84 km de Caxias) em alguns locais, passou a ser sintonizada pelo canal 13 VHF. Ainda na década de 1990, passou a se chamar TV Veneza, adotando o mesmo nome da emissora de rádio do grupo.

No início da década de 2000, a emissora muda novamente de nome e passa a se chamar TV Bandeirantes Caxias. Em 2004, passa a concorrer com a TV Meio Norte de Teresina (também afiliada a Band), quando esta implantou uma retransmissora no mesmo município, que funcionou até 2011.

Na noite do dia 1º de março de 2010, o apresentador e repórter Ricardo Rodrigues (do "Caxias em Opinião") e o cinegrafista da emissora foram agredidos pelo presidente e vereador da Câmara Municipal, Antônio Luiz de Oliveira Assunção, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), durante sessão ordinária da Câmara Legislativa de Caxias.[2][3]

O jornalista e o cinegrafista chegaram na Câmara Municipal para encontrar e entrevistar o presidente da Câmara. Ao encontrar Antônio Luiz, o repórter e apresentador Ricardo Rodrigues tentou entrevistar o presidente da Câmara, em virtude denúncias da população caxiense da precariedade da saúde municipal, querendo saber quais as providências que vão ser feitas a este problema, mas Antônio Luiz se recusou em responder. O presidente e vereador da Câmara Municipal, Antônio Luiz, filiado ao PDT, foi médico em Caxias antes de virar político.[2][3]

Ao ser questionado pelo Rodrigues ("Você não vai falar, presidente?"), Luiz se recusou a responder. Rodrigues reafirmou ("Mas a população tem reclamado presidente..."). Na hora em que repórter fala "(...) presidente...", a imagem mostra Luiz desferindo soco contra o jornalista, que com agressão, o cinegrafista foi empurrado pelo repórter e Luiz tentou a agredir novamente, impedido por visitantes na câmara.[2][3]

Depois da agressão, o jornalista e o cinegrafista registraram o boletim de ocorrência Distrito Policial de Caxias e anunciam que entraram com duas ações judiciais contra o presidente de Câmara pela dupla agressão.[2][3]

Em 2 de março, as imagens da agressão foram exibidas em programas locais da emissora. Alertada à isso, a Rede Bandeirantes mostrou para todo Brasil, através do telejornal Jornal da Band, todas as imagens da afiliada local da agressão e no dia seguinte, foi mostrado no outro telejornal 1ª Página.[2]

A exibição da agressão pela Bandeirantes teve repercussão pela imprensa do Maranhão[4][3] e nacional.[2][5][3]

No dia 3 de março, a agressão foi exibida até como matéria no Brasil Urgente, apresentado pelo Datena, na qual o apresentador atacou duramente o presidente da câmara por agredir profissionais da imprensa, que abriu link ao vivo, direto de Caxias com a afiliada local. No link, apareceu o repórter agredido, que por vez, revelou que o caso repercutiu muito em moradores de Caxias e que apesar disso, as emissoras de TVs locais não deram destaque ao caso, citando entre elas a TV Difusora, afiliada do SBT. O apresentador chegou até pedir se a emissora citada quisesse as imagens, a emissora estará em disposição, porém reclamou sobre afiliada do SBT ao Sílvio Santos.[6]

Em 4 de março, um dia depois que a agressão foi exibida em rede nacional, vários políticos e órgãos de imprensa brasileira repercutiram o caso e condenaram a atitude do vereador-presidente. O caso está sob investigação.[2]

Em 2011, após a TV Meio Norte deixar a Rede Bandeirantes e se tornar uma emissora independente, surgiram especulações de que a Band Caxias pudesse implantar uma retransmissora em Teresina para compensar a saída da antiga afiliada. No entanto isso não se confirmou.[7]

Na noite de 29 de julho de 2012, a torre da TV foi alvo de tentativa de incêndio, prejudicando a transmissão da emissora e tirando do ar a retransmissora da Rede Record pelo canal 05 VHF, que voltou ao ar apenas no dia seguinte. A emissora solicitou a Polícia Civil que o incêndio fosse investigado.[8]

Em 30 de julho, a emissora apresentou novidades: novo transmissor digital (sem nenhuma relação à TV digital) com 1 kW de potência, a inauguração da TV Cidade (canal 5) para 1º de agosto e a contratação do apresentador Jonas Filho (ex-TV Codó).[9]

Durante janeiro de 2013, a emissora investe em tecnologia e comodidade para os funcionários na sede da emissora.[10]

No dia 3 de maio de 2013, depois de permanecer por quase seis anos no Jornal de Caxias 1ª Edição, a jornalista Michelle Rios deixou a emissora. O motivo da âncora apresentar pela última vez o telejornal é por que foi aprovada no concurso público no município de Pedreiras, onde integrou a equipe de Supervisão Escolar de Pedreiras.[11]

Em 1º de agosto de 2016, a emissora voltou a se chamar TV Caxias, após mais de uma década utilizando a nomenclatura da Rede Bandeirantes.

Referências

  1. «TV Band Caxias». Via6. 2010 
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 Thiago Rosa (3 de março de 2010, 11:42). «Jornalista da Band é agredido por vereador em Caxias (MA)». Portal Imprensa  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 Décio Sá (4 de março de 2010). «Repórter é agredido em Caxias; veja vídeo». Colunas (Décio Sá). Consultado em 3 de maio de 2013 
  4. O Imparcial. 4 de Março de 2010 http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2010/03/04/interna_urbano,37137/index.shtml [ligação inativa]  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. «Repórter é agredido por vereador ao tentar gravar entrevista». Portal da Amazônia. 4 de Março de 2010, 11:05  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. «Jornalista agredido em Caxias fala ao datena; Assista o vídeo». Zill. 4 de Março de 2010, 11:05 [ligação inativa]  Verifique data em: |data= (ajuda)
  7. «Band Caxias-MA poderá transmitir sinal da Band nacional para o PI». Portal 180 Graus. 31 de maio de 2011 às 13h34. Consultado em 4 de abril de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  8. Da Redação (30 de Julho de 2012 às 22h49). «A TV BAND CAXIAS JÁ ESTÁ NO AR». Portal do Maranhão. Consultado em 18 de maio de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  9. «TV Band Caxias ganha novo transmissor digital». Portal do Maranhão. 30 de Julho de 2012 às 19h07. Consultado em 18 de maio de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. BandCaxias (9 de Janeiro de 2013 às 21h50). «TV Band Caxias investe em modernização e infraestrutura». Portal do Maranhão. Consultado em 18 de maio de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  11. Tatiane Bacelar (3 de Maio de 2013 às 16h18). «TV BAND CAXIAS: Após seis anos, apresentadora Michelle Rios se despede de Jornal de Caxias». Portal do Maranhão. Consultado em 4 de maio de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ver também[editar]

Ícone de esboço Este sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • Portal da televisão
  • Portal do Maranhão



Outros artigos dos temas Televisão E MaranhãoTV Mirante Balsas, Adna Soriano, TV Tapuio (Alto Alegre do Maranhão), TV Leste (Caxias), TV Alternativa (Paço do Lumiar), TV Timon, TV Meio Norte Maranhão

Outros artigos do tema Televisão : TV Andradas, WVVH-CA, TV Guará (Francisco Beltrão), TV Manaus, Amas de Casa Desesperadas (Colômbia e Equador), Lista de participantes de The Voice Brasil, Semana em Foco

Outros artigos do tema Maranhão : Maranhão, TV Mirante Cocais, TV Mirante Imperatriz, Bandeira de Matinha, TV Mirante São Luís, TV Eldorado (Santa Inês), TV Tapuio (São Mateus do Maranhão)


Este artigo "TV Caxias" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical.