You can edit almost every page by Creating an account. Otherwise, see the FAQ.

TV Educativa do Maranhão

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki

TVE Maranhão

 Brasil
Cidade de concessão São Luís, MA
Canais 📺
2 analógico
Rede TVE Brasil
Fundador 👨‍💼️ Governo do Estado do Maranhão
Controlador ACERP
Fundação 1 de dezembro de 1969 (54 anos)
Extinção 2 de dezembro de 2007 (16 anos)
Sucessora TV Brasil Maranhão
Cobertura Grande São Luís
Parte do Norte do Maranhão
Partes da Baixada Maranhense
Potência 10kW

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

A TV Educativa do Maranhão, mais conhecida como TVE Maranhão ou TVE MA, foi uma emissora de televisão brasileira. A emissora era sintonizada no Canal 2 VHF analógico e era afiliada à TVE Brasil.

A emissora era uma instituição com fins educativos no estado do Maranhão, mantida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), Organização Social atuante na área de radiodifusão. A ACERP era a mantenedora da TVE-RJ e da TVE-MA, além da Rádio MEC.

Histórico[editar]

Entrou no ar em São Luís 1º de dezembro de 1969, criada pelo Governo do Estado do Maranhão, sob governo de José Sarney, sendo a segunda emissora a entrar no ar na região (depois da TV Difusora em 1963) e se tornou a primeira emissora do Brasil a transmitir aulas pela TV por meio do tele-ensino, além da primeira no Maranhão a ser inaugurada já com a tecnologia do vídeo tape. As TVs Difusora e Educativa ficariam com o monopólio na região norte do Maranhão até a inauguração da TV Ribamar em 1981.

A TVE do Maranhão é anterior à TVE do Rio de Janeiro. Quando esta foi fundada em 1975, a TVE maranhense passou a receber películas e as fitas U-MATIC (novidade tecnológica na época) da emissora para compor sua programação. Quando a TVE tornou-se rede nos anos 80 (Rede Brasil), a TVE Maranhão foi uma de suas primeiras afiliadas.

Em 1991, o Governo do Estado repassou o controle da emissora à Fundação Roquette Pinto, que mantinha a TVE Brasil no ar. A Fundação Roquette Pinto foi sucedida pela ACERP em 1998.

Apesar de operar com 10kW (ou 10.000 watts, potência permitida em uma geradora de TV sem algum acidente geográfico) e sendo o menos assistido dos canais VHF da região, seu sinal alcançava em áreas na qual demais emissoras comerciais não conseguiam alcançar, como partes da Baixada Maranhense e áreas próximas ao foz dos rios Mearim e Itapecuru. Por isso que há ausência do "Canal 2" no norte e o raio de até 100 km.

Em 2007, a TVE Brasil, a Rádio MEC e a Radiobrás (TV Nacional e Rádio Nacional) são incorporadas a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com o intuito de gerar uma Rede Pública de Comunicação Social. Em 2 de dezembro de 2007, às 11h da Manhã (12h em Brasília), a TVE Maranhão era oficialmente extinta e em seu lugar entra no ar a TV Brasil Maranhão, em conjunto com a TV Brasil. [1] Sua última atração exibida foi a série "O Menino Muito Maluquinho".

Programação[editar]

Nos anos 80 e 90 existiam programas educativos locais apenas no período da tarde. De 1996 a 2006, a programação educativa local também ganhou a faixa da manhã. Havia também o único telejornal da emissora: o TVE Notícias, de segunda à sexta das 18h30 às 19h.

Referências

Precedido por
Emissora Inexistente
Canal 2 VHF analógico em São Luís
1969 a 2007
Sucedido por
TV Brasil Maranhão



Outros artigos dos temas Televisão E MaranhãoTV Curimã, Record News Imperatriz (2021), TV Caxias (Caxias), TV Mearim (Bacabal), TV Educativa Imperatriz, Rede Vida Bacabal, TV Liberdade (Açailândia)

Outros artigos do tema Televisão : TV Recife, The Switch Drag Race, SBT Sorriso, Patrícia Pichamone, Tiago Pavinatto, James Read, Morangos com Açúcar (1.ª série)

Outros artigos do tema Maranhão : TV Comunicar, Desportistas do Maranhão, Boas Novas São Luís, TV Paraíso (Caxias), Barreirinhas, TV Nazaré São Luís, TVI Açailândia



Read or create/edit this page in another language[editar]