TV Ituxi

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki
TV Ituxi[1][2][3][4][5][6][7]
SP Comunicações Ltda[4][5][6]
Rua Sergipe, 350, Bairro da Escola Técnica[4][5][6]
Cidade de concessão Cruzeiro do Sul,[1][2][3][7] AC[1][2][3][7]
Canais 📺
10 VHF[4][5][6] analógico
Rede SBT[1][2][3][7]
Rede(s) anterior(es) Rede Record[7]
Rede Manchete[7]
Fundador 👨‍💼️ Roberto Medina
Proprietário Roberto Medina
(1995-2008)
James Camelli
(2008-09)
Fundação 1995 (27 anos)[7]
Extinção 2009 (13 anos)
Cobertura Cruzeiro do Sul[7]
Três municípios adjacentes[7]

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

A TV Ituxi[1][2][3][7] foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre.[1][2][3][7] A emissora era sintonizada no Canal 10 VHF analógico e afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).[1][2][3][7] A emissora entrou no ar em 1995 e foi extinta em 2009.

História[editar]

O Ministério das Comunicações do Brasil abriu uma licitação a futura emissora de TV à cidade de Cruzeiro do Sul sintonizada no canal 10 VHF. Ao saber da licitação, o empresário e jornalista Roberto Medina juntou em uma sociedade para participarem da concorrência do canal na cidade oferecido pelo Ministério das Comunicações do Governo Federal. A concorrência formada por Medina foi a vencedora e leva a concessão, que inicia os preparativos pra instalação da emissora na cidade.

A TV Ituxi entra no ar em 1995 afiliando-se à Rede Record (atual RecordTV).[7] Em uma data não especificada, trocou Record pela Rede Manchete (atual RedeTV!).[7] Também em uma data não especificada, trocou a Manchete pelo SBT.[7] A troca da Manchete pelo SBT (provavelmente entre final de 1998 ou início de 1999) foi devido a crise da rede iniciada em 1998 (que o fez cair audiência) o que fez com que algumas afiliadas deixarem a rede.

Após trocar Manchete pelo SBT, a emissora estreou seu telejornal local TJ Ituxi de segunda a sexta.[7] Apesar da troca para o SBT (segunda maior rede de televisão do país e vice-líder de audiência), na década seguinte começa ter problemas financeiros, administrativos, inadimplência e frequentes atrasos de salários dos funcionários. O canal 10 analógico passava dias, semanas e até meses fora do ar devido à cortes na energia elétrica dos estúdios e torre de transmissão por falta de pagamento à Companhia Energia Elétrica na cidade.

Em 2007, com a crise se agravando ainda mais, Medina arrenda a TV Ituxi para um grupo cristão liderado por pastores da igreja evangélica na capital Rio Branco (no estado do Acre). No entanto, os pastores não pagam o arrendamento e se recusam a entregar a emissora, o que fez com que Medina entrar com ação na Justiça pra retomar a emissora, que concede o direito em favor do jornalista. Após retomar a emissora, Medina coloca a emissora à venda por falta de alternativa.

Em fevereiro de 2008, o empresário James Camelli (filho do pecuarista e ex-governador do Acre, Orleir Camelli), empresário do ramo da comunicação e um dos sócios majoritários da Radio Juruá FM (líder de audiência do Vale do Juruá), se apresenta para comprar a emissora. Em 2009, um ano depois da compra, a TV Ituxi é extinta passou a se chamar TV Juruá, pondo fim os 15 anos da emissora.

Programação[editar]

  • TJ Ituxi: de segunda a sexta.[7]
  • Juruá Notícias: de segunda a sexta, ao meio dia.[8][9]
  • Sábado É Show: aos sábados, às 12h.[8][9]
  • Juruá Show de Alegria: aos sábados, às 13h.[8][9]

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 «Rede SBT». 2001. Consultado em 27 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 5 de junho de 2001 
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 «Rede SBT». 2002. Consultado em 27 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2002 
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 «Rede SBT». 2006. Consultado em 22 de março de 2022. Cópia arquivada em 24 de abril de 2006 
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 «Rede SBT». 2001. Consultado em 27 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 8 de junho de 2001 
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 «Emissoras». 2002. Consultado em 27 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2002 
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 «Rede SBT». 2006. Consultado em 22 de março de 2022. Cópia arquivada em 23 de maio de 2006 
  7. 7,00 7,01 7,02 7,03 7,04 7,05 7,06 7,07 7,08 7,09 7,10 7,11 7,12 7,13 7,14 7,15 7,16 «ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, RONDÔNIA E RORAIMA» (htm). 2000. Consultado em 27 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 1 de maio de 2001 
  8. 8,0 8,1 8,2 «TV Ituxi». 2012. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2012  Parâmetro desconhecido |pub= ignorado (|editora=) sugerido (ajuda)
  9. 9,0 9,1 9,2 «TV Juruá». 2012. Cópia arquivada em 6 de dezembro de 2012  Parâmetro desconhecido |pub= ignorado (|editora=) sugerido (ajuda)
Precedido por
Emissora Inexistente
Canal 10 VHF de Cruzeiro do Sul
1995 a 2009
Sucedido por
TV Juruá

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).


Este artigo "TV Ituxi" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical and/or the page Edithistory:TV Ituxi.



Este artigo "TV Ituxi" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical and/or the page Edithistory:TV Ituxi.