Welcome to EverybodyWiki 😃 ! Nuvola apps kgpg.png Log in or ➕👤 create an account to improve, watchlist or create an article like a 🏭 company page or a 👨👩 bio (yours ?)...

TV Marabaixo

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki
TV Marabaixo
Cidade de concessão Macapá, AP
Canais 📺
19 analógico
Rede TV Gazeta
Rede(s) anterior(es) Canal 21
Rede 21
Fundação 1 de março de 2003 (17 anos)
Extinção março de 2007 (13 anos)
Sucessora TV Mani
Nome(s) anteriore(s) TV Alvorada
Cobertura Macapá
Mazagão
Santana
Arquipélago de Marajó (parcial)

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

A TV Marabaixo foi uma emissora de televisão brasileira instalada em Macapá, Capital do Estado do Amapá. A emissora era afiliada à TV Gazeta e sintonizada no canal 19 UHF analógico. Entrou no ar em 2003 e foi extinta em 2007.

Durante a existência, a emissora de TV não exibia programas locais e tinha cobertura no sudeste do estado, sendo captada parte do Arquipélago de Marajó (no Pará) com outras duas cidades em Mazagão e Santana.

História[editar]

A TV Marabaixo surgiu em 1º de março de 2003,[1][2][3] no lugar da TV Alvorada,[3] como a primeira afiliada da então chamada apenas o Canal 21.[1]

Nessa ocasião, ainda não estava implantada a Rede 21, que começou a operar oficialmente em 1º de junho do mesmo ano.[4] A cidade se antecipou e passou a receber o sinal de São Paulo.[1]

No dia 11 de março, dez dias depois da afiliação, a TV Marabaixo aumentou a potência do sinal e passou ser sintonizada nitidamente nos municípios vizinhos do Mazagão e Santana, além de ser sintonizada parte do Arquipélago de Marajó, o que fez ampliar a cobertura da então Canal 21.[1]

Em 2005, com a crise da Rede 21 (que virou PlayTV em 2006) foi umas das primeiras emissoras a deixar rede, ao trocar pela Gazeta.

Em março de 2007, coincidindo os quatro anos da emissora, a Família Borges compra a TV Marabaixo. Na época, a família liderada pelo então senador Gilvam Borges controlava uma emissora de rádio e uma TV todas em Macapá: a Rádio Antena 1 FM (sem nenhuma relação de afiliação ou ligação com a rede de rádio do mesmo nome em São Paulo) e a TV Tucuju (afiliada à RedeTV! no canal 24).

Após a compra, os novos proprietários da emissora decidem muda o nome da TV Marabaixo para TV Mani e anunciaram que trocará a afiliação da TV Gazeta com outra rede nas próximas semanas ou meses (entre elas, ser nova afiliada da Rede Record). No final, a TV Mani opta ser afiliada à PlayTV (ex-Rede 21).

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 «TV MARABAIXO / MACAPÁ / AP». Rede 21 [ligação inativa] [ligação inativa]
  2. «CANAIS DA REDE 21 NO BRASIL». Rede 21. Arquivado do original em 29 de abril de 2007  |urlmorta= e |datali= redundantes (ajuda)
  3. 3,0 3,1 «Canal 21 ganha retransmissora em Macapá». Cidade Biz. 27 de fevereiro de 2003 [ligação inativa] [ligação inativa]
  4. «A NOVA REDE 21». Rede 21. Arquivado do original em 23 de novembro de 2005  |urlmorta= e |datali= redundantes (ajuda)
Precedido por
TV Alvorada
Canal 19 UHF analógico de Macapá
2003 a 2007
Sucedido por
TV Mani