Welcome to EverybodyWiki 😃 ! Nuvola apps kgpg.png Log in or ➕👤 create an account to improve, watchlist or create an article like a 🏭 company page or a 👨👩 bio (yours ?)...

TV Norte Amazonas

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki
TV Norte Amazonas
Sociedade de Televisão Manauara Ltda.
Manaus, Amazonas
Brasil
Tipo Comercial
Canais 📺
  • Digital: 34 UHF
  • Virtual: 10 PSIP
Outros canais
  • 17 / 517 HD (NET)
  • 514 (Vivo TV)
  • ver mais
  • Analógico: 10 VHF (1992-2018)
Sede Bandeira de Manaus.svg Manaus, AM
Slogan Estamos seguindo um novo norte!
Rede SBT
Pertence a Grupo Norte de Comunicação
Fundação 1 de junho de 2020 (5 meses)
Prefixo ZYA 250
Nome(s) anteriore(s)
  • TV Manaus (1992-2008)
  • TV Em Tempo (2008-2020)
Emissoras irmãs
  • Band Roraima
  • TV Norte
  • Nativa FM Manaus
  • Rádio Em Tempo
Cobertura Estado do Amazonas
Coord. do transmissor 3° 5' 39.3" S 59° 59' 30.8" O
Potência 2,6 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial 🌐 portalnortedenoticias.com.br

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

A TV Norte Amazonas é uma emissora de televisão brasileira sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. Opera no canal 10 (34 UHF digital) e é afiliada ao SBT. A emissora faz parte do Grupo Norte de Comunicação, do qual fazem parte a TV, rádio Nativa FM Manaus e a web rádio Em Tempo e o Portal Norte de Noitícias. Seus estúdios estão localizados no bairro Nossa Senhora das Graças, em frente ao antigo Parque Amazonense, e a sua torre de transmissão está no bairro do Aleixo.

História[editar]

1992-2008: TV Manaus[editar]

A TV Manaus foi fundada em 9 de abril de 1992 por Sadie Hauache, sendo afiliada à Rede Record.[1] A emissora surgia 6 anos após a venda da TV Ajuricaba (hoje Boas Novas Manaus), que pertencia à família Hauache, para o Grupo Simões. Estava inicialmente instalada na sala 201 do Edifício Manaus Shopping Center, no Centro da cidade, juntamente com sua co-irmã Você FM (hoje Nativa FM Manaus), inaugurada no mesmo ano. Ainda hoje, a antiga torre de transmissão da emissora remanesce no alto do prédio.

Sua programação local era composta pelo telejornal Dia a Dia, que em seus últimos anos de exibição era apresentado pela jornalista Zayra Gadelha. Este era o único programa produzido pela TV Manaus, enquanto os demais programas eram todos produções independentes, destacando-se por exemplo Big & Bang, apresentado por Luiz Armando Fartollino e Atylla Rayol e o programa de debates Conversa Franca. A TV Manaus também promoveu entre os anos de 2002 e 2005 o Troféu TV Manaus de Propaganda e Marketing, que premiava os anunciantes de maior destaque durante os intervalos comerciais da emissora.

Em 2007, devido a falta de investimentos, a TV Manaus encontrava-se sucateada e atravessava uma grave crise administrativa e financeira, que atingiu o seu ápice após o jornalista e empresário Ronaldo Tiradentes (proprietário da Rede Tiradentes) intervir judicialmente na emissora, afastando Sadie Hauache e os sócios Abdul Rasac Hauache Neto e Khaled Ahmed Hauache Júnior da diretoria, em 9 de março. Em 19 de março, a família Hauache conseguiu retomar o controle da TV Manaus, após o Superior Tribunal de Justiça suspender a decisão tomada anteriormente pela Justiça Federal.[2]

Ao mesmo tempo, a TV Manaus e sua co-irmã Você FM (na época arrendada para a Rede Aleluia) tinham 60% das ações vendidas para o empresário Otávio Raman Neves, tornando-se parte do Grupo Raman Neves de Comunicação, responsável pelos periódicos Amazonas Em Tempo e Agora, em transação anunciada em 30 de julho.

Neste mesmo período ocorre a desfiliação da Rede Record e a filiação com o SBT. O último programa da Record exibido pela emissora foi o extinto Jornal 24 Horas, na época exibido a partir das 23h45 locais. A TV Manaus juntou-se oficialmente ao SBT à meia-noite do dia 1.º de dezembro (interrompendo a exibição do telejornal, que teve seu desfecho exibido pela TV A Crítica), encerrando pouco mais de 15 anos de afiliação com a Record.

Em contrapartida, a emissora logo beneficiou-se de sua nova afiliação, saltando da quarta para a segunda posição de audiência de acordo com as medições do IBOPE, muito em parte devido a rejeição inicial dos telespectadores da TV A Crítica à programação da Record, que ainda não era largamente consolidada com a do SBT, que estava presente no canal desde 1981.

No mesmo mês, a TV Manaus inicia um processo de transição. O telejornal Dia a Dia, carro-chefe da emissora, é reformulado tanto em seu conteúdo (tornando-se mais informativo e com maior participação dos repórteres), quanto em sua abertura, que ganhou um tom esverdeado (em alusão a cor do futuro logotipo da TV Em Tempo).

2008-2020: TV Em Tempo[editar]

Ficheiro:Logotipo da TV Em Tempo (2016–2019).jpg
Logotipo da TV Em Tempo entre 2016 e 2019, cujo conceito foi adotado a partir de 2008

Em março de 2008, a TV Manaus passa a se chamar TV Em Tempo, completando a transição iniciada em agosto de 2007. No mês de abril, a emissora inaugura uma nova torre de transmissão no bairro do Aleixo, com 135 metros de altura, e preparada para as transmissões digitais. Com a inauguração da nova torre, houve uma grande melhora na qualidade do sinal da TV Em Tempo, além de uma ampliação da sua área de cobertura. No final do primeiro semestre, a grade de programação sofre várias reformulações, e o jornalismo passa a ser o carro-chefe da emissora.

Já em abril de 2009, sai do Edifício Manaus Shopping Center e migra para uma sede própria no bairro Nossa Senhora das Graças, em frente ao antigo Parque Amazonense, saindo o endereço antigo da antiga TV Manaus.

Em 20 de dezembro de 2010, foi inaugurada a primeira co-geradora da TV Em Tempo, a TV Em Tempo Parintins, na cidade de Parintins. Antes da inauguração da emissora, já funcionavam na cidade a Rádio Clube de Parintins e o jornal impresso Parintins Em Tempo.

Em 23 de maio de 2017, quase dez anos depois de ser adquirida pelo Grupo, a TV Em Tempo anunciou plano de expansão do seu sinal para o interior do Amazonas.[3] O processo se dá através retransmissoras da CEGRASA, todas ainda em sinal analógico, que até então eram utilizadas pela Boas Novas Manaus, que devido aos desentendimentos entre as Famílias Hauache (controladora da CEGRASA) e Câmara (controladora da rede de televisão cristã Boas Novas), as emissoras passaram trocar a programação religiosa por comercial. A primeira cidade a trocar de sinal foi Manacapuru, em 31 de maio; seguida de Apuí, Borba, Coari, Maraã, Humaitá, Itamarati e Pauini (19 de junho); Santo Antônio do Içá (21 de junho), Amaturá e Jutaí (22 de junho); Anori, Autazes, Barcelos, Beruri, Caapiranga, Canutama, Careiro, Codajás, Envira, Itapiranga, Manicoré, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Tapauá (4 de julho).

Em 17 de janeiro de 2019, a TV Em Tempo lançou uma nova identidade visual, substituindo a antiga utilizada desde 2008, além de anunciar a estreia de uma nova programação a partir de 28 de janeiro.

2020: Fim da TV Em Tempo e início da TV Norte Amazonas[editar]

Em 4 de maio de 2020, é lançado o Portal Norte de Notícias (www.portalnortedenoticias.com.br) para editor-chefe o renomado jornalista Gerson Severo. Com uma proposta inovadora e uma plataforma de conteúdo focada nos assuntos do Amazonas e distribuído em vídeos reportagens por diversos canais digitais.

Em 1º de junho de 2020, a TV Em Tempo passou a se chamar TV Norte Amazonas.[4]

Sinal digital[editar]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
10.1 34 UHF 1080i Programação principal da TV Norte Amanonas / SBT

Em 1º de junho de 2020, a TV Em Tempo passou a se chamar TV Norte Amazonas, no lugar da TV Em Tempo que iniciou os testes para implantação do seu sinal digital, através do canal 34 UHF em 25 de setembro de 2010.

Programas[editar]

Além de retransmitir a programação nacional do SBT, a TV Norte Amazonas exibe os seguintes programas:

  • 6h Notícias: Telejornal, com Márcio Paes Barreto;
  • Na Mira: Jornalístico policial, com Valdir Rocha;
  • Agora: Jornalístico, com Márcia Lasmar;
  • Fala Amazonas: Programa de variedades, com Conceição Sampaio e Socorro Sampaio;
  • Norte Notícias: Telejornal, com Alex Costa;
  • Big Bang Family: Programa de variedades, com Luiz Armando Fartollino, Carol Oliveira e Luiz Guilherme;
  • Isto é Manaus: Programa de variedades, com Edson Vieira;
  • Maninho Show: Humorístico, com Márcio Braga;
  • Aqui Tem!: Vendas e Negócios, com Emerson Cardoso.

Referências

  1. «Nossa História». TV Manaus. Consultado em 19 de janeiro de 2019. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2004 
  2. «Mídia na História: Ronaldo Tiradentes assume a TV Manaus (2007)». YouTube. 17 de novembro de 2014. Consultado em 19 de janeiro de 2019 
  3. «TV EM TEMPO inicia expansão para todos municípios do Amazonas». Em Tempo. 23 de maio de 2017. Consultado em 20 de junho de 2017 
  4. Moreira, Publicados por Wagner. «TV Norte é a nova marca da afiliada do SBT no Amazonas». Cultura Amazônica. Consultado em 29 de maio de 2020 

Retransmissoras[editar]

Ver artigo principal: CEGRASA

Ver também[editar]

Ligações externas[editar]

Precedido por
TV Em Tempo
Canal 34 UHF digital de Manaus
Desde 2020
Sucedido por
No Ar.

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

  • Portal da televisão
  • Portal do Amazonas



Outros artigos dos temas Televisão E AmazonasTV A Crítica Parintins, TV Em Tempo, TV Manaus, Sikêra Júnior, Central de Emissoras, Gravações e Repetidoras Ajuricaba, TV Amazonas, TV A Crítica

Outros artigos do tema Televisão : TV Guanaré, TV!, The Devil's Triangle (documentário), Séries de televisão musicais, TV Net SCP, Girls in the House, VTV (Santa Rita)

Outros artigos do tema Amazonas : Grêmio Esportivo Humaitá, Rádio Baré, TV Tiradentes, !Predefinições sobre o Amazonas, Estádio Roberto Simonsen, TV Amazonas, TV A Crítica Parintins


Este artigo "TV Norte Amazonas" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical.