Welcome to EverybodyWiki 😃 ! Nuvola apps kgpg.png Log in or ➕👤 create an account to improve, watchlist or create an article like a 🏭 company page or a 👨👩 bio (yours ?)...

TV Paraná

Fonte: EverybodyWiki Bios & Wiki
TV Paraná
Cidade de concessão Curitiba, PR
Canais 📺
6 analógico
Rede Independente
Rede(s) anterior(es) Rede Tupi
Rede Bandeirantes
Rede Record
Proprietário Rede OM
Fundação 19 de dezembro de 1960
Extinção 23 de maio de 1993
Sucessora CNT Curitiba
Cobertura Parte do Paraná
Norte de Santa Catarina
Sul de São Paulo.
Potência 37 kW

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

TV Paraná foi uma emissora de televisão brasileira instalada na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. A emissora operava no canal 6 VHF e era emissora própria da Rede Tupi. A emissora entrou no ar em 19 de dezembro de 1960 e foi extinta em 23 de maio de 1993.

História[editar]

A TV Paraná foi inaugurada em 19 de dezembro de 1960, quase no final do ano, pelo jornalista Adherbal Stresser e seu filho Ronald Sanson Stresser, pertencente ao Diários Associados, controlado por Assis Chateaubriand, tornando-se a segunda emissora de TV no Paraná (antes, a TV Paranaense havia sido inaugurada em 29 de outubro do mesmo ano, através do Canal 12).

As duas emissoras dividiam audiência até final de 1967, quando a TV Iguaçu foi inaugurada em 27 de dezembro, pelo então governador do Estado do Paraná, Paulo Pimentel, fundador e proprietário dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.

Por volta de 1968,[carece de fontes?] a emissora passou instalar repetidoras no interior do Paraná, que posteriormente (apesar do nome e do formato dos programas locais) expandiu-se para o norte do Estado vizinho, Santa Catarina. As cidades Blumenau, Joinville e entre outras,[quais?] recebiam imagens precariamente por repetidoras, antes do surgimento da TV Coligadas (Canal 3 de Blumenau), que teoricamente é a primeira do Estado a surgir em 1969.[1]

Com a crise das empresas da Rede Tupi no final dos anos 70, os Diários Associados e a Família Stresser anunciaram a venda da TV Paraná. Os empresários da Organizações Martinez, Oscar Martinez, José Carlos Martinez e Flávio de Castro Martinez (respectivamente pai e irmãos) se oferecem para comprar a emissora, que na época presidiam a Organizações Martinez (OM) e que tinha a TV Tropical de Londrina (que entrou no ar em 15 de março de 1979, como afiliada à Rede Globo e em 1º de dezembro do mesmo ano, à Rede Bandeirantes).

Após intensa negociação, a OM compra a TV Paraná, a então tradicional de Curitiba, em abril de 1980, para formar futura rede de âmbito estadual: a Rede OM. Por suas condições geográficas, a emissora se tornou cabeça de rede local, mantendo-se afiliada à Rede Tupi.

Com a cassação e a extinção da Tupi em 18 de julho, a TV Paraná (juntamente com a TV Tropical de Londrina), passou a transmitir a Rede Bandeirantes. Com nova rede, a emissora começava nova fase com a rede estadual da Rede OM. Com afiliação, a TV Paraná tornou-se umas das primeiras afiliadas da rede em formação e que posteriormente tornou-se umas das principais afiliadas nos anos 80.

Foi nesse mesmo ano que o programa Cadeia (mais tarde viria se chamar Cadeia Nacional, em 1992), apresentado pelo mais polêmico repórter policial do Brasil, Luiz Carlos Alborghetti, que foi um dos grandes campeões de audiência que nesta época foi inserido na grade de programação.

Uma das marcas registradas da emissora são os debates políticos. Tudo começou em 1982, quando a emissora realizou um debate para o governo do estado do Paraná. Desde então, foram realizados importantes encontros entre os postulantes a diversos cargos, pelo Brasil afora, desde candidatos a prefeito. José Carlos Martinez sempre ressaltou o orgulho que sentia ao promover debates através de sua emissora.

Em 1986 quando o Brasil já tinha quatro títulos mundiais de Fórmula 1, conquistados por Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, a emissora cria o programa Pole Position dedicado exclusivamente ao automobilismo. Outro importante programa esportivo foi o Telesporte. A Rede OM tinha a programação da Bandeirantes na qual havia grande tradição no esporte.

Em 1988, quando tinha recém-completados 27 anos (no final de 1987), a emissora ampliou potência no transmissor para 37 kWs, ampliando cobertura nos municípios entorno de Curitiba e comprou novos equipamentos modernos (câmeras, vídeo cassetes) e criação de novas ilhas de edições.

Em 1990, depois de mais de 10 anos de afiliação à Bandeirantes, a Rede OM (TVs Paraná e a Tropical) passaram a serem primeiras afiliadas à recém-criada Rede Record que passou ter sinal via satélite pela EMBRATEL em 1º de novembro do mesmo ano.

Em 1991, pouco mais de um ano de afiliação com a Record, a Rede OM (TVs Paraná e a Tropical) entraram com pedido de transmissão em via satélite com a EMBRATEL, prevista para 1992, quando deixará a Record e se tornar independente. Na prática,a nova rede nacional aparecia, com as negociações que levaram a compra da TV Corcovado (do Rio de Janeiro).

Em 28 de fevereiro de 1992, a TV Paraná deixou a Rede Record e passou a gerar programação da Rede OM, quando passou ser transmitido em via satélite da EMBRATEL para antenas parabólicas. Nos meses seguintes, a nova rede ganhou primeiras afiliadas (entre elas, a TV Gazeta de São Paulo e afiliadas em São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Tocantins e Rondônia).

Em 23 de maio de 1993, a Rede OM foi reformulada e o nome foi mudado para Central Nacional de Televisão. Na prática, a OM mudou de sigla para CNT. Com isso, a TV Paraná foi extinta e passou a se chamar CNT Curitiba.

Curiosidades[editar]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A primeira sede da TV Paraná, depois de muitos anos ociosa, se transformou na atual sede da E-Paraná (antigas TVE PR e Paraná Educativa). Foi a primeira edificação concebida, especialmente, para abrigar emissora de televisão.
  • O dinheiro da venda da TV Paraná pelos Diários Associados saldou parte das dívidas após a extinção da Rede Tupi em 1980.
  • A Rede OM foi afiliada à Rede Bandeirantes até 1990, quando se afiliou à Rede Record até 28 de fevereiro de 1992, quando se tornou a primeira rede de TV brasileira com sede fora do Eixo Rio-São Paulo, até mudar de nome em 1993, passou a se chamar Central Nacional de Televisão.

Nota[editar]

Este artigo foi inicialmente copiado do artigo da Wikipédia em português, cujo título é «TV Paraná», especificamente desta versão.

Referências

  1. José Wille (14 de junho de 2011). «Memória: Como a TV chegava ao interior no passado». CBN Curitiba. Consultado em 12 de agosto de 2012 


Precedido por
Emissora inexistente
Canal 6 VHF analógico de Curitiba
1960 a 1993
Sucedido por
CNT Curitiba

Erro Lua em Módulo:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis na linha 173: attempt to index field 'wikibase' (a nil value).

Predefinição:Televisão em Curitiba

  • Portal da televisão



Outros artigos do tema Televisão : TV Matão, Giovani Tozi, Roberto Carlos Especial (programa de televisão de 1976), Head of the Class, Lista de personagens de Charlie's Angels, João Cajuda, A Hora do Kajuru



Este artigo "TV Paraná" é da wikipedia The list of its authors can be seen in its historical.